PSICOMOTRICIDADE: DESENVOLVIMENTO DO RITMO MOTOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Wesley Marcos Daniel Todisco
  • Paula Regina Dias de Oliveira

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo compreender o desenvolvimento do ritmo motor nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I. Para isso, buscou-se o conceito de ritmo em autores como Verderi e Ferreira Neto; além de explicitar aspectos importantes da formação da educação básica e do Ensino Fundamental, especialmente em seus anos iniciais. Através desta pesquisa, verificou-se que o desenvolvimento motor da criança apenas se dá de maneira saudável, quando realizadas atividades que estimulem todas as demais áreas de desenvolvimento, tanto nos aspectos motores, quanto na área psíquica, social, emocional e intelectual. O professor de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental deve se preocupar constantemente com a qualidade das atividades a serem desenvolvidas para que as crianças obtenham sucesso em seu desenvolvimento motor e, consequentemente, em outros processos de aprendizagem.

Publicado
2018-12-12
Seção
Artigos